17 3214-9030
telemarketing.riopreto@arcelormittal.com.br

Aços Especiais

Indústria - Soluções em Aços Especiais

Agora, o know-how do maior grupo siderúrgico do mundo também está disponível para empresas de todos os portes do segmento industrial, fornecendo o produto customizado e conforme as especificações dos clientes. Você conta com produtos em diversas bitolas, acabamentos, seções e acondicionamentos em aço carbono, ligado e corte fácil. Uma verdadeira solução em aços especiais com mais produtividade e economia.

Barras Trefiladas

Barras Trefiladas Polidas
Após o material ser Trefilado e Endireitado, passar por um equipamento onde as barras são pressionadas por roldanas de aço e friccionadas contra uma régua de latão onde será feito o polimento, visando à eliminação de impurezas na superfície e nos poros do material deixando uma superfície lisa e brilhante. Nesta operação não existe a remoção de sobremetal.

Barras Descascadas
Este processo consiste na remoção de sobremetal de até 1,00 mm, usando ferramentas de corte visando precisão dimensional e eliminação de defeitos superficiais. Pode ser feito diretamente no laminado, com endireitamento prévio, ou no trefilado.

Barras Trefiladas Retificadas
Neste processo, após o material ser Trefilado e Endireitado, é passado em uma Retífica, onde a barra passa por 02 Rebolos com inclinações para Arraste e Corte, recebe um esmerilhamento/abrasão em sua superfície para a remoção do sobremetal excedente (± 0,20 mm), ficando dentro do diâmetro especificado pelo cliente. A necessidade de alguns clientes para este tipo de acabamento é o aspecto superficial, maior precisão dimensional e remoção de possíveis defeitos superficiais. 

Barras Trefiladas Lixadas
Este tipo de processo foi desenvolvido para aqueles clientes que necessitam de materiais trefilados polidos, porém sem o excesso de porosidade normal deixada nas barras. Este processo consiste em passar as barras pressionadas entre um rebolo de arraste da máquina contra outro rebolo envolvido com uma Lixa de Grana, visando à eliminação do excesso de porosidade, porém não é possível garantir a mesma precisão dimensional para aços Retificados e/ou Polidos. Nesta operação a remoção de sobremetal não é tão grande e, de acordo com o tipo de aço, pode chegar a, no máximo, 0,04 mm. Vale lembrar que, para peças fabricadas com barras lixadas, após receberem um banho superficial, como por exemplo, Níquel ou Cromo, a tendência é apresentar uma superfície mais áspera em relação aos acabamentos Trefilado, Polido, Descascado e Retificado.

Aços Especiais que possuem a melhor tolerância dimensional, além de contar com:
  • Inspeção de defeitos em linha;
  • Acabamento das barras;
  • Aspecto visual;
  • Chanfro e faceamento;
  • Tratamento térmico;
  • Padrão de qualidade ArcelorMittal.
2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Adekz TI